sábado, 9 de abril de 2011

Nirvana: 17 anos da morte de Kurt Cobain

Essa semana ocorreu do 17º aniversário da morte de Kurt Cobain, vocalista e líder de uma das principais bandas de rock que já existiram, o Nirvana. No dia 5 de Abril de 1994 Kurt cometeu suicídio, no auge da fama, dando um tiro de espingarda na própria cabeça em sua casa. O corpo foi encontrado dois dias após o acontecimento por um eletricista, que havia sido contratado por ele para instalar equipamentos de segurança em sua propriedade, que arrombou uma janela após desconfiar que tivesse acontecido algo. Ao lado do corpo, havia uma carta dizendo sobre o suicídio  para sua esposa, Courtney Love, e à filha Frances.

Em 5 de Abril de 2011, foi inaugurado um memorial em um parque de sua cidade natal, Abeerden, Washington,em sua homenagem. O memorial é uma escultura de uma das guitarras  do frontman, uma Fender. Um belo reconhecimento a um dos maiores símbolos do rock que influencia várias bandas até hoje.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Os "sub-estilos" do Rock, parte 2: Doom Metal

O nome doom metal é um dos mais genéricos e difíceis de situar a descrever uma subdivisão do heavy metal. Em princípio, ele poderia ser utilizado para descrever bandas tão díspares quanto coincidentes, já que é usado para aquelas que lançam mão de um som sombrio, pesado, lento, melancólico, depressivo, fúnebre e lúgubre. Mas essas não são justamente as características primeiras do heavy metal, cujo pai, o Black Sabbath, era justamente tudo isso? Bem, sim, mas, atualmente, o que se chama doom metal é uma espécie de subdivisão do death metal, algo igualmente pesado e extremo, mas mais melancólico e com influências góticas. Nomes sinistros como Trouble, Saint Vitus, Pentagram e o próprio Black Sabbath foram influências decisivas sobre essas bandas, embora o nome mais apropriado para defini-los seria doom rock. As bandas doom por excelência são o Paradise Lost, My Dying Bride e Anathema. Todas oriundas do death metal, conceberam uma sonoridade nova quando deram uma freada no som, mantendo os vocais guturais, o peso e a pouca acessibilidade e acrescentando toques góticos, folclóricos e medievais a ele. Outros grupos logo passaram a fazer isso também, formando uma cena. Sob o nome doom metal, uma miríade de bandas distintas se alojam. Alguns nomes, fora os já citados: Cathedral, Bethlehem, Let Me Dream, Yearning, Eterne, Godsend, Opeth, Therion, Evereve, In Flames, Sirrah, Hefeystos, Lake Of Tears, Dead Can Dance, Love Like Blood, Your Shapeless Beauty, Ved Buens Ende, Misanthrope, Temperance e vários outros.

Os "sub-estilos" do Rock, parte 1: Black Metal

Definir o que exatamente se conhece por black metal é extremamente difícil, uma vez que as bandas são categorizadas sob esse nome a partir da temática de suas letras, não de sua música. Sem dúvida, quem deu início ao gênero foi o Venom, quando, em 1982, lançou seu clássico álbum "Black Metal". A partir de então, muitas bandas com o mesmo tipo de proposta lírica se formaram. Assim, convencionou-se que qualquer banda de heavy metal que lançasse mão de temáticas satânicas em suas letras seria uma banda de black metal. É por isso que o estilo abrange tamanha variedade de grupos que, musicalmente, nada têm em comum. Por exemplo: sem levar em conta as letras, o próprio Venom é um grupo thrash; já o Deicide faz death metal. Ambos, porém, enquadram-se sob o rótulo black metal. No início dos anos 80, o Venom foi o grande nome do estilo, mas haviam outros, como o Bathory e o Hellhammer. O underground europeu era o lugar onde proliferavam grupos black, na mais violenta cena metálica já surgida. Nomes como Mayhem, Rotting Christ e Tormentor, dentre muitos outros obscuros viviam naqueles subterrâneos. Com a decadência do Venom a partir da metade da década de 80, o fim do Hellhammer e a migração do Bathory para outras propostas musicais, o black ficou relegado ao underground, sem nunca, contudo, ter morrido. Aí, por volta de 92/93, o estilo ressurgiu. Contribuíram muito para isso os países escandinavos, que se mostrou um terreno fértil para o surgimento de bandas - e polêmicas. Em especial na Noruega, o pessoal envolvido com o black metal formava um grupo fechado e extremamente radical. Nessa época, tal grupo iniciou uma série de ações terroristas, dentre elas a queima de igrejas. Isso chamou a atenção da mídia musical mundial, e logo foi despertada a curiosidade acerca da manifestação musical por parte daquilo. O auge da cobertura da imprensa ocorreu em 1994, quando Varg Vikernes, da banda norueguesa Burzum, assassinou Euronymous, uma espécie de herói do black e membro do Mayhem. Tornou-se impossível, então, conter a explosão do estilo, que ainda hoje pode ser sentida. Entretanto, a temática já não é mais simplesmente satânica. Tornou-se comum tratar da mitologia do país do qual o grupo é oriundo (na Noruega, por exemplo, as bandas falam dos vikings; na Inglaterra, das tradições celtas etc.) e da natureza - também existem bandas com ideologia nazista. A disparidade musical, contudo, continua, com conjuntos melódicos, outros ríspidos, outros trabalhados, outros toscos, outros com influências hardcore, outros com influências clássicas etc. Bandas do estilo, fora as citadas: Beherit, Impaled Nazarene, Mortuary Drape, Immortal, Darkthrone, Satyricon, Necromantia, Emperor, Cradle Of Filth, Absu, Dark Funeral, Marduk, Dimmu Borgir, Falkenbach, Nastrond, Graveland, Kohort, Acheron, Enslaved, Pazuzu, Vondur e muitas outras.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Avenged Sevenfold: Show no Citibank Hall, Rio de Janeiro

A banda, no auge de sua carreira, lotou o Citibank Hall na noite de sábado, dia 2 de Abril. A trinca de abertura, que provou que seria um incrível show,foram "Nightmare", "Critical Acclaim" e "Welcome to the Family". O som estava bom, apenas no fundo da pista ficou um pouco embolado, mas não atrapalhou em nada o espetáculo. Mostraram uma boa presença de palco, se movimentando no palco e interagindo com a platéia.


A "Beast and the Harlot", do velho e bom álbum "City of Evil" e que ficou famosa após de estar num jogo de videogame (Guitar Hero), entrou logo em sequência com um belo jogo de luzes, fogo, explosões e trocas no fundo do cenário, mostrando uma bela produção.
Em "Buried Alive" e "So Far Away", a mudança de momentos calmos e pesados mostrou a boa perfomance do guitarrista Synyster Gates e do vocalista M. Shadows.


"After Life", "God Hate Us" , "Bat Country" e "Unholy Confessions" animaram a platéia, que, boa parte, pediam pelo sucesso "A Litlle Piece of Heaven". Após disso, sairam para o bis e a expectativa para a música pedida pela platéia era grande.


A banda voltou com "Fiction" e para encerrar "Save Me", que mostra a qualidade de suas composições.
A banda norte-americana perdeu a chance de fazer um show histórico deixando de tocar mais umas 3 músicas e "A Little Piece of Heaven", que foi tão pedida pelo público. Mas mesmo assim, foi uma bela apresentação e ficará na memória dos fãs que suaram e cantaram com o Avenged Sevenfold até o fim e que ainda tiveram a notícia de uma possível passagem deles no Rock in Rio.


Setlist:
  1. Nightmare
  2. Critical Acclaim
  3. Welcome to the Family
  4. Beast and the Harlot
  5. Buried Alive
  6. So Far Away
  7. Afterlife
  8. God Hate Us
  9. Bat Country
  10. Unholy Confessions
  11. Fiction
  12. Save Me


Ozzy Osbourne: História

Ozzy Osbourne aos 20 anos montou sua primeira banda, o Polka Tulk ( que mais tarde mudou para Earth), que tocava blues.
Em 1969, junto com Anthony Iommi, Willian Ward e Terence Butler, se forma o Black Sabbath. Os álbuns da banda junto com Ozzy foram:

  • Black Sabbath
  • Paranoid
  • Master of Reality
  • Vol. 4
  • Sabbath Bloddy Sabbath
  • Sabotage
  • Technical Ecstasy
  • Never Say Die!
Após o álbum Never Say Die!, Ozzy saiu da banda para começar uma carreira solo, junto com Randy Rhoads (guitarrista), Bob Daisley (baixista) e Lee  Kerslake (baterista). Ocorreu algumas mudanças nos membros, a principal foi a de Randy Rhoads, que faleceu num acidente de avião.Sua discografia na carreira solo foi:

  • Blizzard of Ozz
  • Diary of a Madman
  • Bark at the Moon
  • The Ultimate Sin
  • No Rest for the Wicked
  • No More Tears
  • Ozzmosis
  • Down to Earth
  • UnderCover
  • Black Rain
  • Scream 
Algumas músicas dele:

domingo, 3 de abril de 2011

Um pouco sobre o Rock

O rock’n’roll foi dos estilos musicais mais controversos já criados na história da música. Surgiu em meados da década de 50, nos Estados Unidos, oriundo, primordialmente, do blues e da country music do sul daquele país. Desde seu nascimento, o rock gerou polêmica, seja por causa da simplicidade de suas estruturas musicais, da atitude transgressiva de seus executores ou da pretensa rebeldia que de seus fãs emana. Os primeiros roqueiros, Bill Haley, Chuck Berry, Little Richard e alguns outros, tornaram-se artistas de espetacular sucesso justamente por causa dessas características, o que os fez amados pelos jovens e odiados pelos pais conservadores. Com o tempo, porém, o rock foi modificando-se, pulverizou-se numa miríade de sub-estilos (rockabilly, punk, hard rock, heavy metal etc.) e foi assimilado pela mídia e pela cultura ocidental como um todo. As marcas que o acompanham desde sua concepção são: rebeldia, atitude, transgressão, anti-sociabilidade e muito, muito dinheiro envolvido como ficou provado com o surgimento dos Beatles, Rolling Stones, Slade, The Who, Led Zeppelin, Kiss, Sex Pistols e de todos os grandes nomes do gênero.