quarta-feira, 11 de maio de 2011

Avenged Sevenfold: nova música e clipe

Essa semana o Avenged Sevenfold fez mais um video, da música "So Far Away", que mostra alguns jovens representando eles na adolescência e também faz uma homenagem ao seu ex-baterista, James Owen Sullivan (conhecido como The Revenrend).
O vídeo do clipe: 



    Além desse clipe, a banda lançou uma nova música chamada "Not Ready to Die", que se tornou a trilha sonora de um novo mapa do jogo Call of Duty: Black Ops, intitulado Call of the Dead. Na minha opinião a música é muito boa, o inicio dela lembra o começo de outra música deles,  a Critical Acclaim.






    Caso queira ouvir a música:

    Oficina G3: História (O som que nasceu de um ministério de louvor)


    A trajetória de uma das bandas mais respeitadas do cenário musical gospel se iniciou em meados de 1990 quando Juninho Afram(guitarra e vocal), Luciano Manga(vocal), Walter Lopes(bateria),Túlio Régis(vocal) e Wagner Garcia(baixo), baixo membro da Igreja Cisto Salva, em São Paulo, integravam o que chamavam de terceiro grupo, cuja finalidade era tocar em programações, de certo modo, mais modestas. Devido a forte interatividade entre os músicos, logo firmaram compromisso como uma banda com vida própria, o G3.
    Após a gravação do seu primeiro disco, um registro ao vivo datado de 1990, surge o nome para a banda, que de certa forma é bem sugestivo e combinou com a proposta de Oficina G3 e sua ideologia.
    A história que começaram a escrever na pequena e revolucionária igreja do Tio Cássio (como era chamado o fundador da Igreja Cristo Salva) é repleta de episódios marcantes e surpreendentes. Deus escolheu cada componente, restaurando suas vidas e manifestando Seu poder de forma muito especial. Se fôssemos contar a história de cada um, ficaríamos horas contando as bençãos e milagres. Alguns de nós, Deus tirou das drogas, do álcool e outros de uma vida cristã de fachada, compartilha Juninho, também compositor.
    Amparada nas experiências de vida de seus componentes e no talento natural de cada um, é que a banda Oficina G3 desenvolve seu trabalho. Trabalho este, julgado moderno demais para os padrões de algumas poucas igrejas brasileiras, no entanto, propício a alcancar um publico heterogêneo, que não se prende à faixa etária definida apesar de terem grande identificação adolescentes e jovens. O rock não tem idade, mas tem de ter consistência para se estabelecer. Este, um feito conquistado pela banda que não escondeu sua origem nem em nenhum momento mascarou suas reais intenções. A gente toca rock e ama Jesus, afirma Duca. Por isso, por isso buscam clareza em suas canções e falam de forma explícita do amor de Deus.



    Fonte: www.oficinag3.com.br

    Os "sub-estilos" do Rock, parte Final: Heavy Metal

    E chega ao fim a série, sobre os Sub-estilos do Rock, e como finalização ficou o muito conhecido Heavy Metal, espero que tenham gostado da série.

    Heavy Metal é o estilo musical descendente do rock’n’roll, que tornou-se muito popular na décadas de 70 e 80. O comportamento tipicamente revoltado e contra a sociedade aparecia tanto nas letras agressivas e nos cabelos compridos assim como nas roupas adotados pelos grupos deste estilo. Musicalmente falando, os grupos de Heavy Metal normalmente fazem canções com batidas rápidas e instrumentos (guitarras e baixo), distorcidos acompanhadas pelos vocais gritados e solos intermináveis. A distorção da guitarra, que ganhou um som metálico e muitos decibéis acima do normal, rendeu ao estilo sua denominação, tornando-o especialmente famoso dentre os aqueles mais agitados. É claro que o Heavy Metal não apareceu de de repente, tendo crescido e se desenvolvido paralelamente ao rock praticado pela grande maioria dos músicos. As experiências com instrumentos, volume, distorções e o virtuosismo daqueles que sabiam tocar muito melhor do que a grande média da população, ajudaram no nascimento do metal, como é muitas vezes chamado pelos seus fãs. Apesar de 1970 ser considerado o ano dem que o estilo nasceu oficialmente, muito antes disso, músicos como Jimi Hendrix, Eric Clapton e bandas como o The Who já se direcionavam ao Heavy Metal, mesmo que nunca tenham feito parte integral dele. O conjunto inglês Black Sabbath é considerado o precursor do heavy metal, assim como sua música "Paranoid", que chegou às rádios em 1970. As letras que falavam de rituais macabros, as guitarras distorcidas e o trabalho do vocalista logo chamaram a atenção daqueles que já estavam enjoados dos ritmos tocados até então. Daí para frente, outros grupos começaram a surgir diversificando o estilo e difundindo o poder das guitarras, que agora eram instrumentos de suma importância (tanto que é por muitos considerado o instrumento símbolo do Rock), pelo mundo afora. Com o sucesso do Black Sabbath (apesar da polêmica que causava com suas letras), gravadoras e outros membros da indústria da música se empenharam para encontrar outras bandas para aumentar o numero de grupos que faziam parte do estilo. Pouco tempo depois, o ritmo acelerado, o visual exagerado e o virtuosismo apareceriam em bandas como Judas Priest, Deep Purple, IRON MAIDEN, METALLICA, Megadeth, Anthrax, Manowar e centenas, milhares de outras que vieram no decorrer dos anos, deixando sua marca no estilo inventado por Ozzy Osbourne e sua turma. Dentre os vários caminhos tomados pelo heavy metal desde o seu início, o heavy metal se desmembrou em diversos pedaços. Exatamente pelo fato da música ser o centro da criatividade e vivência de seu criador, alguns grupos incluíram novos instrumentos, novos estilos ou simplesmente adaptaram sua maneira de tocar o heavy metal, para seu próprio prazer. Como aconteceu com o próprio rock anos antes, o heavy metal foi inovado e ganhou novos estilos dentro do seu, que vieram acompanhados por novas denominações, na tentativa de melhor separar ou caracterizar os grupos. Um destes estilos é o chamado Thrash Metal, que teve seu clímax nos anos 80 através de bandas como o METALLICA, Megadeth, Exodus e Testament. A diferença deste estilo para o heavy consiste, principalmente, na velocidade das músicas e na agressividade da voz. A partir do Thrash, foi criado o Black metal, representado por grupos como o Venom e o Bathory, cujas letras sombrias e riffs de guitarra marcados e pesados caracterizavam mais uma vertente do rock. Todo o peso do Black Metal foi acelerado centenas de vezes por aqueles que criaram o estilo mais agressivo e violento já saído do Heavy Metal. Chamado de Death Metal, suas letras sangrentas e velocidade, até então, inimaginável ganharam espaço dentre os ouvintes mais radicais. Bons exemplos para este tipo de som são Deicide, Death, Sodom e Morbid Angel. Seguindo na linha pesada, porém muito mais lenta, com guitarras altamente distorcidas e vozes guturais, está o Doom Metal. Seus maiores representantes são Slade, Kiss, Motley Crüe, entre outros. A fusão do Heavy Metal com o rap e o funk originou o Funk Metal, cujas principais características eram a utilização de frases faladas e não cantadas, além de batidas tão marcadas quanto às utilizadas pelos grupos de funk e rap. Os grupos Living Colour, Red Hot Chilli Peppers e Beastie Boys são ótimos exemplos para esta vertente do rock. Já o Power Metal, que ficou conhecido com bandas como o Helloween, cuja mistura aparentemente impossível de Heavy Metal com música clássica fez sucesso no mundo todo, caracteriza-se por músicos extremamente virtuosos, incluindo o vocalista, ritmo bastante acelerado e guitarras pouco distorcidas. Alguns estudiosos do rock afiram a existência de centenas de outras vertentes do Heavy Metal, cujas denominações foram criadas através dos tempos na tentativa de definir melhor cada grupo diferente que surgia. Nomes como speed metal, Pop Metal e muitos outros apareceram para confundir ainda mais aqueles que gostam do estilo, tornando praticamente impossível uma total classificação de todas as denominações que levam o sobrenome metal. Outro fato que dificulta bastante esta classificação é a questão de opinião de cada pessoa, que pode encaixar um certo grupo em dois ou mais estilos de Heavy Metal diferentes, porque este grupo pode soar como tais estilos. Então vamos ficar com a idéia de que o Heavy Metal tradicional originou uma série de vertentes dentro de seu próprio ritmo, as quais servem para definir melhor e especificar as bandas que se diferenciam entre si. Mas, na verdade, não podemos esquecer (pelo amor de Deus) de que todas estas vertentes saíram de um só estilo, que ainda (é claro) possui a melhor e mais abrangente denominação para todos os grupos que utilizam as guitarras distorcidas, o som alto e a bateria acelerada: o aclamado Heavy Metal.

    Pesquisa e edição as postagens: Prime (Matheus)
    Obs:tal edição inclui a extração de fatos desnecessários e correção de erros nos fatos apresentados.

    A informações para as matérias da série "Os Sub-estilos do Rock" e da postagem "Um pouco sobre o Rock" foram extraídas e editadas a partir do site http://maxmusic.sites.uol.com.br/metal/hisrock.htm

    terça-feira, 10 de maio de 2011

    Rock in Rio: Informações sobre o evento

    Bom, como foi dito na minha postagem anterior, foi confirmada a última atração do Rock in Rio.
    Os ingressos já estão à venda e alguns já esgotados (dia 23 e 24 de Setembro).
    Informações sobre preço, postos de venda dos ingressos do Rock in Rio e sobre o Rock in Rio Card: http://www.rockinrio.com.br/pt/ingressos/
    A programação do evento no Palco Mundo será:
    - Dia 23/09: Paralamas do Sucesso + Titãs, Milton Nascimento, Maria Gadú e Orquestra Sinfônica, Claudia Leite, Katy Perry, Rihanna e Elton John.(rock?)
    - Dia 24/09: Nx Zero, Stone Sour, Capital Inicial, Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers.
    - Dia 25/09: Glória, Coheed and Cambria, Motorhead, Slipknot e Metallica.(único dia que presta \o/)
    - Dia 30/09: Marcelo D2, Jota Quest, Ivete Sangalo, Lenny Kravitz e Shakira.(rock?²)
    - Dia 01/10: Frejat, Skank, Maná, Jay-Z(??)  e Coldplay.
    - Dia 02/10: Detonautas, Pitty, Evanescence, System of a Down e Guns n' Roses. (SOAD salvou esse dia)
    Bom com certeza será um "grande" evento, que irá fazer jus ao nome do evento, ROCK in Rio (sim, eu fui irônico =] ), será tão bom que estou ansioso pelo SWU.(um evento que é realmente de rock)


    Mais informações do Pop e Axé Rock in Rio no site do evento: http://www.rockinrio.com.br/

    Rock in Rio: Última atração confirmada

    No dia 9 de Maio foi confirmado a última atração do Palco Mundo, o Evanescence. A banda se apresentará no dia 2 de outubro, junto à Pitty, System of a Down, Guns n' Roses e Detonautas. Provavelmente tocarão algumas músicas de seu novo cd que está sendo gravado em estúdio.

    segunda-feira, 9 de maio de 2011

    Miley Cyrus: cover de clássicos do rock



    Uma das estrelas pop do momento, Miley Cyrus, fez em seu ultimo show no estádio olímpico em Quito, Equador, no dia 29 de Abril, cover de algumas famosas musicas de rock como "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana, "I Love Rock N' Roll" da Joan Jett, "Cherry Bomb" dos The Runaways e "Every Rose Has Its Thorn" do Poison - presente no seu ultimo álbum -, o que tem gerado certas discussões entre aqueles que acham que ela fez um bom cover das musicas, e os que acreditam o contrário, que pelos comentários deixados no youtube, estão bem irritados.