sexta-feira, 24 de junho de 2011

Rock: Da origem até os dias atuais

Bom...essa vai ser a última postagem antes das férias (talvez a última do ano...não sabemos se o projeto do blog irá continuar).
Já que estou trabalhando em edição de vídeos...aproveitei esse feriado e fiz um mostrando bandas de rock desde The Beatles...Pink Floyd... até as mais atuais, como A7X... System of a Down.




Não coloquei várias outras bandas importantes pois ficaria muito grande o vídeo...espero que gostem e boas férias 8)
OBS: Inscrevam-se no meu canal no Youtube...em breve terei mais vídeos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Aniversário de Les Paul no Google

Hoje,dia 9 de junho, se fosse vivo, Lester William Polsfuss (mais conhecido como Les Paul) completaria 96 anos. O maior site de buscas não deixou passar essa data em branco, colocando seu logotipo hoje como uma guitarra elétrica que pode ser tocada virtualmente.


Les Paul foi um virtuoso guitarrista, começou a tocar aos 8 anos e foi ele quem criou uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido, que foi fabricada pela Gibson Guitar Corporation. Foi ele quem criou a Gibson Les Paul que foi e é muito usada até hoje, onde vários ícones do rock a consideram como sua guitarra favorita, como Slash, Gary Moore Eric Clapton, entre outros.

Algumas músicas para tocar no Doodle(logotipo) do Google:

  • Trecho de músicas:
Toxicity – System of a Down
DJDJDJDJDJDJ, GLGLGLGLGLGL, DJDJDJ KDK JDJ, GLG PGP LGL KFK

Hey Jude – Beatles
GD DGHS SDF K KJGH GFD GHH HLKJKHG ASDHG GFD AA

Iron Man – Black Sabbath
3 5 – 5 6 6 — 8 7 8 7 8 7 5 5 – 6 6

Twelve bar blues
ADGK ADGK ADGK ADGK FHK FHK ADGK ADGK GJL GJL ADGK ADGK
ou
1358 1358 1358 1358 468 468 1358 1358 579 579 1358 1358

One – Metallica
3735-1715-3735-1715-8-3735-2725-1715-1323

California Sun – Ramones
55799990009

Smoke On The Water – Deep Purple
356 3576 356 53

Sabão Cra Cra – Mamonas
AF HF AF HF AFFFFDFGDSA, AS GD AD GD ADDDDSDFFFF

Otherside – Red Hot Chilli Peppers
26-26-26-48-48-9-8-7-26-7-7-7-26

Seven Nation Army – White Stripes
6686543 66865453 6686543 111111 222222 6686543

Smells Like Teen Spirit – Nirvana
KJJH LLLK FFFD LLLK KJJH LLLK FFFD LLLK KJJH LJJH KJJH

Aerials – System of a Down
653 865 568 80 8 653

They Say – Scars On Broadway
3 3 3333 8 8 8888 7 7 7777 5 5 5555

Metallica – Nothing Else Matters
DGJPJG DGJPJG JJJ JKJ HJHDDD

Yesterday – The Beatles
WQQ QWERTYTRR YYTREWREE EWRE QWEE E E RTYTRT RTUITREWQQ QEI

Redemption Song
A, SDAVNBDA, SDT, DVDSA



Lembrando que será possível tocar no google até o fim da noite de hoje(09/06) ou nesse site: http://www.googuitar.info/

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Grandes Nomes do Rock: Keith Richards

O novo filme da série Piratas do Caribe, a pouco tempo lançado nos cinemas teve a presença de Keith Richards, considerado um dos grandes nomes do Rock do século XX como integrante e fundador dos The Rolling Stones.

Keith nasceu em 18 de dezembro de 1943 e viveu seus primeiros anos sob o ataque dos foguetes V-1 nazistas sobre sua cidade. Filho de trabalhadores de fábrica e neto de socialistas e líderes de lutas pelos direitos civis, seu contato com a música veio desde criança, através do avô, integrante de uma big-band de jazz, que fazia shows pela Inglaterra.
Richards e seus companheiros de banda Brian Jones, Mick Jagger, Charlie Watts e Bill Wyman, os originais Rolling Stones, estouraram no Reino Unido e em todo o planeta a partir da segunda metade dos anos 60, fazendo uma música crua e de letras provocativas, misturando rock, folk, pop, e gospel, vendendo milhões de discos e arrebatando platéias e fãs em todos os cantos do mundo, quando eram considerados a maior banda do momento e a segunda maior banda da história, depois de seus eternos rivais-amigos, Os Beatles, a quem faziam o contraponto de “meninos maus”, diferente da imagem de bonzinhos do grupo de Liverpool.

A ligação de Keith com as drogas colocou sua vida particular em evidência na mídia internacional, tendo sido preso várias vezes, e internado para tratamentos de dependência de drogas, e sua dependência da heroína quase lhe causa a morte e acaba com sua carreira ainda nos anos 80. Depois disso, deixou o vício e se casou com Patti Hansen, uma das mais famosas e bonitas modelos do mundo na época, com quem teve duas filhas: Theodora Dupree e Alexandra Nicole.

Keith tem mais dois filhos, de sua ligação com a atriz e mulher de diversas atividades culturais Anita Pallenberg, sua companheira nos primeiros anos de drogas e loucuras com os Rolling Stones.

Aos 66 anos e mantendo a mesma postura de guitarrista rebelde, o velho "pirata" do Rock Keith Richards ainda roda o mundo em grandes concertos com os Rolling Stones, tendo feito o maior show da história, registrado no Guiness Book, nas areias da praia de Copacabana, no começo de 2006, para um público estimado de um milhão e cem mil pessoas em um show gratuito, acompanhado por 40 milhões de espectadores ao vivo pela TV.

Em 2007, Keith fez uma participação especial no filme Piratas do Caribe - No Fim do Mundo, interpretando o Capitão Teague Sparrow, pai de Jack Sparrow, personagem principal da série, e reprisou o papel no filme Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas que estreou dia 20 do mês passado.


Curiosidades...

Dizem que Keith trocou todo o seu sangue numa clinica suíça, para ajudá-lo a se livrar da dependência da heroína que tomou os anos 60 e 70 de sua vida...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Red Hot Chili Peppers anunciou a data e o nome do novo álbum


A banda californiana Red Hot Chili Peppers anunciou nome e data de lançamento de seu novo álbum, "I'm With You" que sairá no dia 30 de agosto. O trabalho conta com a produção de RickRubin que trabalha mais uma vez com a banda, e será o primeiro sem o guitarrista John FruscianteOne Hot Minute", de 1995, gravado por Dave Navarro. Frusciante deixou o grupo em 2009, sendo substituído por Josh Klinghoffer.



O primeiro single do novo disco, "The Adventures of Raindance Maggie", será lançado em 18 de julho, de acordo com o baterista Chad Smith, que postou a informação em seu Twitter.


que foi intitulado "
O Red Hot Chili Peppers vai se apresentar no Brasil no dia 24 de setembro, no Rock In Rio. A banda também anunciou que irá tocar em Hong Kong pela primeira vez no dia 9 de agosto, showFirst Ever Hong Kong Concert".

Retirado de www.territoriodamusica.com

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os vinte melhores álbuns de Heavy Metal da década de 80

O jornalista especializado em Heavy Metal e redator do site http://heavymetal.about.com/ , Chad Bowar, para finalizar uma série de listas de álbuns de cada um dos anos da década de 80, publicou uma lista com os 20 melhores álbuns de Heavy Metal dos anos 80 e escreveu:"Os anos 80 foram uma década fantástica para o heavy metal. Alguns dos melhores álbuns do metal foram lançados nesta década. Ela viu a explosão do metal no mainstream, com toneladas de bandas entrando no rádio e na MTV. Também viu o nascimento e o levantar de gêneros mais extremos do metal. Passando os meses eu publiquei listas com os melhores álbuns de cada ano da década de 80. Esta coletânea dos melhores álbuns da década foi tirada destas listas"

Vejam a lista abaixo com comentários dele:

1º- Metallica - "Master Of Puppets"(1986)

O terceiro álbum do METALLICA foi o seu melhor. Ele não tem os singles de rádio e os vídeos da MTV como alguns dos seus últimos lançamentos, mas é uma tour de force musical. Do Thrash marca registrada de "Battery" até o estiloso instrumental de "Orion", o
álbum mostra a banda no seu ápice. As músicas são diversificadas e a musicalidade é simplesmente incrível.


- Slayer - "Reign In Blood"(1986)

Este é um dos 3 melhores álbuns de Thrash Metal e um dos 10 melhores álbuns de todos os tempos. Muitas publicações nomeiam este o melhor álbum de Metal. Ele é Speed Metal no seu melhor, com músicas compactas com riffs e intensidade. As letras também estão cheias de imagens sombrias e perturbadoras. O SLAYER lançou diversos álbuns fantásticos, e este é sua obra-prima.


- Iron Maiden - "The Number Of The Beast"(1982)

Depois de perder seu frontman, o IRON MAIDEN encontrou Bruce Dickinson e se recuperaram com o melhor álbum da banda e um dos maiores clássicos do heavy metal. "Run to the Hills" e a música título estão entre os melhores singles que você pode escutar, e não há nenhum tipo de "enchimento" neste álbum.
Ele possui composições espetaculares e diversas, ótimo vocal de Dickinson e é um dos melhores álbuns de todos os tempos.

- Metallica - "Ride The Lightning"(1984)

O primeiro álbum do METALLICA foi um divisor de águas, e "Ride The Lightning", o segundo, foi outro grande passo para frente. As composições deles melhoraram drasticamente, eles também expandiram os seus horizontes musicais e o resultado é um álbum bem mais diversificado. Alguns dos clássicos deste álbum incluem "Creeping Death", "Fade to Black" e "For Whom the Bell Tolls".


- Queensryche - "Operation Mindcrime"(1988)

Com o terceiro álbum, o QUEENSRYCHE trouxe um grande conceito e grandes músicas. "Operation Mindcrime" conta uma história recheada com intrigas políticas e romance. As músicas são complexas, cativantes, e os vocais de Geoff Tate nunca soaram melhores. Os pontos altos incluem "Eyes of A Stranger" e "I Don't Believe In Love". Esse álbum também é bastante efetivo nas informações políticas do que estava acontecendo no final da era Reagan. Em termos de música, é ainda mais.

- Gun's N' Roses - "Appetite For Destruction"(1987)

Axl Rose e companhia explodiram na cena com um álbum pesado e diversificado. Ele tinha baladas amigáveis para o rádio como "Sweet Child 'O Mine", hits como "Welcome To The Jungle" e "Paradise City" juntamente com músicas mais pesadas como "Night Train". As guitarras de Slash e Izzy Stradlin estavam marcantes, e o álbum completo tinha um ar de perigo e agudeza que o metal realmente necessitava na época. O GUNS N' ROSES acabaria por implodir, mas por um tempo eles estiveram no topo.

- Megadeth - "Peace Sells...But Who's Buying?"(1986)

Que Top 3! Três bandas de Thrash que lançaram seus melhores álbuns em 1986. O MEGADETH realmente acertou em cheio neste, o segundo álbum deles. É um clássico do Speed Metal com ótimas músicas como "Wake Up Dead", "Devil's Island" e "Peace Sells". As composições da banda melhoraram um pouco se comparado ao álbum de estreia, e 20 anos depois ainda se mantem muito bem.


- Dio - "Holy Diver"(1983)

Depois de ser frontman do RAINBOW e BLACK SABBATH, Ronnie James Dio formou seu próprio grupo. Ele fez um grande trabalho selecionando seus companheiros de banda. Vivian Campbell era um ótimo guitarrista e Vinny Appice um baterista bastante sólido. O álbum de estreia deles é um clássico do heavy metal. Dio tem uma das melhores vozes no metal, e alguns colocam ele no topo. Todas as 9 músicas no álbum são excelentes, incluíndo os hits "Rainbow in the Dark" e a música título. "Stand up and Shout" também é uma música memorável.

- AC/DC - "Back In Black"(1980)

Depois de grande sucesso com "Highway to Hell" em 1979, as coisas se mostraram bastante promissoras para o AC/DC. Então em fevereiro de 1980 houve a morte do cantor Bon Scott e eles imediatamente recrutaram Brian Johnson e lançaram este álbum alguns meses depois. Pelas notas de abertura de "Hells Bells" até o final de "Rock and Roll Ain't Noise Pollution", este álbum é um clássico. Cada música é memorável, e "You Shook me all Night Long" e a música título estão entre as melhores músicas de metal de todos os tempos.

10º - Judas Priest - "British Steel"(1980)

Depois de lançar diversos bons álbuns na década de 70, este é um que leva o JUDAS PRIEST para a estratosfera. Ele é largamente considerado um dos melhores álbuns da banda. Nesta época o PRIEST havia refinado e aperfeiçoado o som e focado em compor hinos de arena do rock, e eles atingem no alvo com "Breaking the Law" e "Living After Midnight".


11º - Morbid Angel - "Alstars Of Madness"(1989)

Se este fosse escrito antes de 1989, provavelmente não seria o número 1. Mas com o passar do tempo se tornou óbvio o quão importante o MORBID ANGEL e este lançamento foram. Tinha uma base brutal de death metal com os vocais ferozes de David Vincent. Os riffs e solos de Trey Azagthoth e Richard Brunelle eram simplesmente doentios, e Pete Sandoval era um dos melhores bateristas do metal. "Altars of Madness" é um álbum divisor de águas para todos os fãs do death metal.

12º - Metallica - "Kill 'Em All' "(1983)

O METALLICA não inventou o thrash, mas eles certamente trouxeram ele para as massas, e este álbum foi o começou isso tudo. Seu álbum de estreia foi um divisor de águas, embalado com uma força crua e com riffs rápidos e resplandecentes que eles acabariam por polir e aperfeiçoar durante os anos. Dave Mustaine co-escreveu diversas músicas deste álbum, apesar dele não ser mais um membro da banda na época. Os pontos altos incluem "Whiplash", "No Remorse" e "Seek and Destroy".

13º - Metallica - " 'Em Justice For All' "(1988)

O quarto álbum de estúdio do METALLICA foi um dos que colocaram eles no mainstream. O vídeo da música "One" recebeu muita divulgação da MTV. Uma das minhas músicas favoritas do METALLICA, "Blackened", também está neste álbum. "And Justice For All" foi um dos álbuns mais complexos do grupo em termos musicais, utilizando assinaturas de tempo diferenciadas, orquestra e composições épicas.

14º - Exodus - Bonded By Blood"(1985)

O álbum de estreia do EXODUS foi o apogeu do sucesso comercial e crítico do grupo. Apesar deles terem uma longa carreira de sucesso, eles nunca alcançaram o sucesso de seus companheiros thrash como METALLICA, MEGADETH e ANTHRAX. Esse álbum, contudo, é espetacular. É um clássico do thrash com músicas tocadas em velocidade alucinante com uma série de riffs e solos matadores. E, embora sendo um turbilhão de intensidade, as músicas ainda são bastante cativantes e memoráveis.

15º - Ozzy Osbourne - "Blizzard Of Ozz"(1980)

Depois de deixar o BLACK SABBATH e embarcar em uma carreira solo, OZZY OSBOURNE chamou o guitarrista Randy Rhoads e o resultado foi este fantástico álbum. Ele foi mais técnico e moderno do que o SABBATH, graças a Rhoads e sua virtuosidade nas guitarras. Há grandes músicas neste álbum, incluindo "Crazy Train" e a controversa "Suicide Solution".


16º - Judas Priest - "Screaming For Vengeance"(1982)

Depois de ser o meu álbum nº 2 de 1980, o JUDAS PRIEST conquistou a mesma posição em 1982. A melhor música deste álbum é "You've Got Another Thing Comin'", mas há diversas outras ótimas, incluíndo a faixa-título, "Electric Eye" e "Bloodstone". Halford está ótimo como sempre, e esse é o segundo melhor álbum da banda na década de 80.



17º - Slayer - "Hell Awaits"(1985)

A obra-prima viria um ano depois, mas este também foi um álbum fantástico. Foi o segundo álbum do SLAYER, e mostrou um crescimento exponencial na composição do grupo. As músicas deste álbum são complexas, a guitarra está perfeita, e a bateria de Dave Lombardo é simplesmente insana. Em 1985 ele era extremo como deveria ser, tanto musicalmente quanto nas letras.


18º - Iron Maiden - "Powerslave"(1984)

O IRON MAIDEN fez parte da minha lista do top 10 pelo quinto ano consecutivo. "Powerslave" foi um álbum fantástico e completo. Ele tinha os singles "Aces High" e "2 Minutes to Midnight", que cativaram o rádio e a MTV. "Rime of the Ancient Mariner" tem espantosos 13 minutos. Grandes composições e musicalidade fazem deste álbum um dos melhores do MAIDEN.


19º - Anthrax - "Among The Living"(1987)

O ANTHRAX é um grupo que eu vim a apreciar mais e mais conforme a passagem dos anos, e "Among The Living" foi o melhor álbum deles. As músicas tinham mensagens cativantes e mesmo assim bastante intensas e agressivas. "Caught In A Mosh" é o ponto alto do álbum, juntamente com outras grandes músicas como "Indians", "I Am The Law" e a música título. O ANTHRAX sempre foi uma banda com senso de humor que desejava passar assuntos sérios, o que era uma ótima combinação.

20º - Annihilator - "Alice In Hell"(1989)

A banda de thrash metal ANNIHILATOR explodiu a cena com um álbum de estreia monstruoso. Jeff Waters e companhia encheram o trabalho com um poder cru e energia juntamente com excelente técnica. Waters e Anthony Greenham realmente brilharam com seus trabalhos marcantes na guitarra. Os vocais crus e emocionais de Randy Rampage se encaixavam muito bem. O grupo teve uma dúzia de mudanças em sua formação durante os anos, e o álgum de estreia ainda se mantem como um dos melhores deles.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Slipknot: Um ano da morte de Paul Gray

No dia 24 de maio de 2010, Paul Gray(baixista,compositor e co-fundador do Slipknot) foi encontrado morto por uma overdose acidental de drogas em um hotel no Iowa, EUA. Depois de um ano, a banda se prepara para uma série de shows em festivais no mundo todo(incluindo o Rock In Rio).
A morte dele acabou causando questionamentos em relação a carreira da banda sem o baixista. Em várias entrevistas, o vocalista Corey Taylor questionava a permanência da banda sem Paul,"se essa turnê não der certo o Slipknot pode acabar" disse ele em uma entrevista para uma rádio. Já o baterista Joey Jordison acredita que a banda continuará bem e que tem muito pela frente, "da minha parte, o Slipknot é meu bebê e eu tenho um monte de músicas escritas" disse Jordison.


Um ano após a morte de Gray, não é apenas a banda que está lutando contra o falecimento do baixista. Scott Ian do Arthrax relembrou como foi tocar com ele: "Paul amava tanto a música. Eu tive sorte de ter tido a chance de tocar com o Paul na banda de 25º aniversário da Roadrunner bem como em um tributo a Dimebag (Darrell) em Los Angeles, e tocar com ele sempre era incrível", disse Ian ao Noisecreep". "Éramos meninos aprendendo músicas juntos, aprendendo riffs e tentando tocar as coisas corretamente. Era um deleite trabalhar com ele".
Durante sua carreira, Paul Gray começou numa banda chamada VeXX, que mudou seu nome para Inveigh Catharsis Same em 1993, depois começou a tocar com Jordison em 1994 na Anal Blast, que se tornou o Slipknot. Além disso, teve a oportunidade de tocar ao lado de grandes bandas de metal como Iron Maiden, Metallica, Puya, Hed PE e System of a Down.


Fonte: http://www.noisecreep.com/2011/05/24/remembering-slipknot-paul-gray-one-year-after-his-death/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Iron Maiden: História

Iron Maiden é uma banda britânica de heavy metal formada em 1975 pelo baixista Steve Harris. Suas letras costumam de falar fatos da literatura inglesa e em fatos históricos, principalmente por Bruce Dickinson e Steve Harris serem especializados em cursos de história.
A banda chegou ao topo da carreira no álbum The Number of the Beast em 1982 e em 1994, Bruce Dickinson saiu da banda para seguir carreira solo e foi substituido por Blaze Bayley. A escolha não agradou muito os fãs, mas em 1999, Bruce retornou para o Iron Maiden e continua até hoje.
A formação atual da banda é:
  • Bruce Dickinson - Vocalista
  • Dave Murray - Guitarrista
  • Adrian Smith - Guitarrista e vocal de apoio
  • Janick Gers - Guitarrista
  • Steve Harris - Baixista e vocal de apoio
  • Nicko McBrain - Baterista
  • Michael Kenney - Teclado
Uma marca da banda é seu mascote, Eddie the Head, é um morto-vivo que aparece em quase todas as capas de seus álbuns.


A discografia da banda é:
  • Iron Maiden
  • Killers
  • The Number of the Beast
  • Piece of Mind
  • Powerslave
  • Somewhere in Time
  • Seventh Son of a Seventh Son
  • No Prayer for the Dying
  • Fear of The Dark
  • The X Factor (primeiro álbum com Blaze)
  • Virtual XI (álbum que vendeu poucas cópias fazendo com que Blaze saísse da banda)
  • Brave New World
  • Dance of Death
  • A Matter of Life and Death
  • The Final Frontier
OBS: O Iron Maiden ainda possui ainda 10 álbuns ao vivo e 4 EP's.
Além disso, receberam muitos prêmios, como do Metal Hammer, BRIT Awards, Metal Storm, BBC Heavy Metal World Cup e é considerado como uma das maiores bandas de metal pela MTV e VH1.
Mesmo que tenha passado três décadas de carreira, continua conquistando fãs no mundo todo, influenciando várias bandas, onde já foi citado que serviram de influencia para outras bandas que são famosas, como Pantera, Angra, Metallica, Megadeth, Dream Theater e outras, e algumas de suas músicas acabaram marcando a história do rock, como The Trooper, Run To The Hills e  Fear of The Dark.
Algumas músicas da banda:

terça-feira, 17 de maio de 2011

As 10 melhores composições épicas do rock

O site Gibson fez um novo top-ten, publicado pelo crítico Russel Hall, em relação as 10 músicas épicas do rock, em relação à longa duração das músicas. Veja a lista:

  • "In-A-Gadda-Da-Vida", Iron Butterfly (1968): duração 17 minutos
  • "Six Degrees of Inner Turbulence", Dream Theater (2002): duração 42 minutos
  • "Echoes", Pink Floyd (1971): duração 23 minutos
  • "Mountain Jam", The Allman Brothers Band (1972): duração 22 minutos
  • "Thick as a Brick", Jethro Tull (1972): duração 45 minutos
  • "2112", Rush (1976): duração 20 minutos
  • "Sad-Eyed Lady of the Lowlands", Bob Dylan (1966): duração 11 minutos
  • "Dazer and Confused" Led  Zeppelin (1976): duração 30 minutos
  • "Karn Evil 9", Emerson, Lake & Palmer (1973): duração 30 minutos
  • "Close to the Edge", YES (1972): duração 18 minutos 

*O editor não é responsável pelas escolhas, os responsáveis foram citados acima.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Avenged Sevenfold: nova música e clipe

Essa semana o Avenged Sevenfold fez mais um video, da música "So Far Away", que mostra alguns jovens representando eles na adolescência e também faz uma homenagem ao seu ex-baterista, James Owen Sullivan (conhecido como The Revenrend).
O vídeo do clipe: 



    Além desse clipe, a banda lançou uma nova música chamada "Not Ready to Die", que se tornou a trilha sonora de um novo mapa do jogo Call of Duty: Black Ops, intitulado Call of the Dead. Na minha opinião a música é muito boa, o inicio dela lembra o começo de outra música deles,  a Critical Acclaim.






    Caso queira ouvir a música:

    Oficina G3: História (O som que nasceu de um ministério de louvor)


    A trajetória de uma das bandas mais respeitadas do cenário musical gospel se iniciou em meados de 1990 quando Juninho Afram(guitarra e vocal), Luciano Manga(vocal), Walter Lopes(bateria),Túlio Régis(vocal) e Wagner Garcia(baixo), baixo membro da Igreja Cisto Salva, em São Paulo, integravam o que chamavam de terceiro grupo, cuja finalidade era tocar em programações, de certo modo, mais modestas. Devido a forte interatividade entre os músicos, logo firmaram compromisso como uma banda com vida própria, o G3.
    Após a gravação do seu primeiro disco, um registro ao vivo datado de 1990, surge o nome para a banda, que de certa forma é bem sugestivo e combinou com a proposta de Oficina G3 e sua ideologia.
    A história que começaram a escrever na pequena e revolucionária igreja do Tio Cássio (como era chamado o fundador da Igreja Cristo Salva) é repleta de episódios marcantes e surpreendentes. Deus escolheu cada componente, restaurando suas vidas e manifestando Seu poder de forma muito especial. Se fôssemos contar a história de cada um, ficaríamos horas contando as bençãos e milagres. Alguns de nós, Deus tirou das drogas, do álcool e outros de uma vida cristã de fachada, compartilha Juninho, também compositor.
    Amparada nas experiências de vida de seus componentes e no talento natural de cada um, é que a banda Oficina G3 desenvolve seu trabalho. Trabalho este, julgado moderno demais para os padrões de algumas poucas igrejas brasileiras, no entanto, propício a alcancar um publico heterogêneo, que não se prende à faixa etária definida apesar de terem grande identificação adolescentes e jovens. O rock não tem idade, mas tem de ter consistência para se estabelecer. Este, um feito conquistado pela banda que não escondeu sua origem nem em nenhum momento mascarou suas reais intenções. A gente toca rock e ama Jesus, afirma Duca. Por isso, por isso buscam clareza em suas canções e falam de forma explícita do amor de Deus.



    Fonte: www.oficinag3.com.br

    Os "sub-estilos" do Rock, parte Final: Heavy Metal

    E chega ao fim a série, sobre os Sub-estilos do Rock, e como finalização ficou o muito conhecido Heavy Metal, espero que tenham gostado da série.

    Heavy Metal é o estilo musical descendente do rock’n’roll, que tornou-se muito popular na décadas de 70 e 80. O comportamento tipicamente revoltado e contra a sociedade aparecia tanto nas letras agressivas e nos cabelos compridos assim como nas roupas adotados pelos grupos deste estilo. Musicalmente falando, os grupos de Heavy Metal normalmente fazem canções com batidas rápidas e instrumentos (guitarras e baixo), distorcidos acompanhadas pelos vocais gritados e solos intermináveis. A distorção da guitarra, que ganhou um som metálico e muitos decibéis acima do normal, rendeu ao estilo sua denominação, tornando-o especialmente famoso dentre os aqueles mais agitados. É claro que o Heavy Metal não apareceu de de repente, tendo crescido e se desenvolvido paralelamente ao rock praticado pela grande maioria dos músicos. As experiências com instrumentos, volume, distorções e o virtuosismo daqueles que sabiam tocar muito melhor do que a grande média da população, ajudaram no nascimento do metal, como é muitas vezes chamado pelos seus fãs. Apesar de 1970 ser considerado o ano dem que o estilo nasceu oficialmente, muito antes disso, músicos como Jimi Hendrix, Eric Clapton e bandas como o The Who já se direcionavam ao Heavy Metal, mesmo que nunca tenham feito parte integral dele. O conjunto inglês Black Sabbath é considerado o precursor do heavy metal, assim como sua música "Paranoid", que chegou às rádios em 1970. As letras que falavam de rituais macabros, as guitarras distorcidas e o trabalho do vocalista logo chamaram a atenção daqueles que já estavam enjoados dos ritmos tocados até então. Daí para frente, outros grupos começaram a surgir diversificando o estilo e difundindo o poder das guitarras, que agora eram instrumentos de suma importância (tanto que é por muitos considerado o instrumento símbolo do Rock), pelo mundo afora. Com o sucesso do Black Sabbath (apesar da polêmica que causava com suas letras), gravadoras e outros membros da indústria da música se empenharam para encontrar outras bandas para aumentar o numero de grupos que faziam parte do estilo. Pouco tempo depois, o ritmo acelerado, o visual exagerado e o virtuosismo apareceriam em bandas como Judas Priest, Deep Purple, IRON MAIDEN, METALLICA, Megadeth, Anthrax, Manowar e centenas, milhares de outras que vieram no decorrer dos anos, deixando sua marca no estilo inventado por Ozzy Osbourne e sua turma. Dentre os vários caminhos tomados pelo heavy metal desde o seu início, o heavy metal se desmembrou em diversos pedaços. Exatamente pelo fato da música ser o centro da criatividade e vivência de seu criador, alguns grupos incluíram novos instrumentos, novos estilos ou simplesmente adaptaram sua maneira de tocar o heavy metal, para seu próprio prazer. Como aconteceu com o próprio rock anos antes, o heavy metal foi inovado e ganhou novos estilos dentro do seu, que vieram acompanhados por novas denominações, na tentativa de melhor separar ou caracterizar os grupos. Um destes estilos é o chamado Thrash Metal, que teve seu clímax nos anos 80 através de bandas como o METALLICA, Megadeth, Exodus e Testament. A diferença deste estilo para o heavy consiste, principalmente, na velocidade das músicas e na agressividade da voz. A partir do Thrash, foi criado o Black metal, representado por grupos como o Venom e o Bathory, cujas letras sombrias e riffs de guitarra marcados e pesados caracterizavam mais uma vertente do rock. Todo o peso do Black Metal foi acelerado centenas de vezes por aqueles que criaram o estilo mais agressivo e violento já saído do Heavy Metal. Chamado de Death Metal, suas letras sangrentas e velocidade, até então, inimaginável ganharam espaço dentre os ouvintes mais radicais. Bons exemplos para este tipo de som são Deicide, Death, Sodom e Morbid Angel. Seguindo na linha pesada, porém muito mais lenta, com guitarras altamente distorcidas e vozes guturais, está o Doom Metal. Seus maiores representantes são Slade, Kiss, Motley Crüe, entre outros. A fusão do Heavy Metal com o rap e o funk originou o Funk Metal, cujas principais características eram a utilização de frases faladas e não cantadas, além de batidas tão marcadas quanto às utilizadas pelos grupos de funk e rap. Os grupos Living Colour, Red Hot Chilli Peppers e Beastie Boys são ótimos exemplos para esta vertente do rock. Já o Power Metal, que ficou conhecido com bandas como o Helloween, cuja mistura aparentemente impossível de Heavy Metal com música clássica fez sucesso no mundo todo, caracteriza-se por músicos extremamente virtuosos, incluindo o vocalista, ritmo bastante acelerado e guitarras pouco distorcidas. Alguns estudiosos do rock afiram a existência de centenas de outras vertentes do Heavy Metal, cujas denominações foram criadas através dos tempos na tentativa de definir melhor cada grupo diferente que surgia. Nomes como speed metal, Pop Metal e muitos outros apareceram para confundir ainda mais aqueles que gostam do estilo, tornando praticamente impossível uma total classificação de todas as denominações que levam o sobrenome metal. Outro fato que dificulta bastante esta classificação é a questão de opinião de cada pessoa, que pode encaixar um certo grupo em dois ou mais estilos de Heavy Metal diferentes, porque este grupo pode soar como tais estilos. Então vamos ficar com a idéia de que o Heavy Metal tradicional originou uma série de vertentes dentro de seu próprio ritmo, as quais servem para definir melhor e especificar as bandas que se diferenciam entre si. Mas, na verdade, não podemos esquecer (pelo amor de Deus) de que todas estas vertentes saíram de um só estilo, que ainda (é claro) possui a melhor e mais abrangente denominação para todos os grupos que utilizam as guitarras distorcidas, o som alto e a bateria acelerada: o aclamado Heavy Metal.

    Pesquisa e edição as postagens: Prime (Matheus)
    Obs:tal edição inclui a extração de fatos desnecessários e correção de erros nos fatos apresentados.

    A informações para as matérias da série "Os Sub-estilos do Rock" e da postagem "Um pouco sobre o Rock" foram extraídas e editadas a partir do site http://maxmusic.sites.uol.com.br/metal/hisrock.htm

    terça-feira, 10 de maio de 2011

    Rock in Rio: Informações sobre o evento

    Bom, como foi dito na minha postagem anterior, foi confirmada a última atração do Rock in Rio.
    Os ingressos já estão à venda e alguns já esgotados (dia 23 e 24 de Setembro).
    Informações sobre preço, postos de venda dos ingressos do Rock in Rio e sobre o Rock in Rio Card: http://www.rockinrio.com.br/pt/ingressos/
    A programação do evento no Palco Mundo será:
    - Dia 23/09: Paralamas do Sucesso + Titãs, Milton Nascimento, Maria Gadú e Orquestra Sinfônica, Claudia Leite, Katy Perry, Rihanna e Elton John.(rock?)
    - Dia 24/09: Nx Zero, Stone Sour, Capital Inicial, Snow Patrol e Red Hot Chili Peppers.
    - Dia 25/09: Glória, Coheed and Cambria, Motorhead, Slipknot e Metallica.(único dia que presta \o/)
    - Dia 30/09: Marcelo D2, Jota Quest, Ivete Sangalo, Lenny Kravitz e Shakira.(rock?²)
    - Dia 01/10: Frejat, Skank, Maná, Jay-Z(??)  e Coldplay.
    - Dia 02/10: Detonautas, Pitty, Evanescence, System of a Down e Guns n' Roses. (SOAD salvou esse dia)
    Bom com certeza será um "grande" evento, que irá fazer jus ao nome do evento, ROCK in Rio (sim, eu fui irônico =] ), será tão bom que estou ansioso pelo SWU.(um evento que é realmente de rock)


    Mais informações do Pop e Axé Rock in Rio no site do evento: http://www.rockinrio.com.br/

    Rock in Rio: Última atração confirmada

    No dia 9 de Maio foi confirmado a última atração do Palco Mundo, o Evanescence. A banda se apresentará no dia 2 de outubro, junto à Pitty, System of a Down, Guns n' Roses e Detonautas. Provavelmente tocarão algumas músicas de seu novo cd que está sendo gravado em estúdio.

    segunda-feira, 9 de maio de 2011

    Miley Cyrus: cover de clássicos do rock



    Uma das estrelas pop do momento, Miley Cyrus, fez em seu ultimo show no estádio olímpico em Quito, Equador, no dia 29 de Abril, cover de algumas famosas musicas de rock como "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana, "I Love Rock N' Roll" da Joan Jett, "Cherry Bomb" dos The Runaways e "Every Rose Has Its Thorn" do Poison - presente no seu ultimo álbum -, o que tem gerado certas discussões entre aqueles que acham que ela fez um bom cover das musicas, e os que acreditam o contrário, que pelos comentários deixados no youtube, estão bem irritados.

    sábado, 7 de maio de 2011

    Os "sub-estilos" do Rock, parte 8: Grumge

    Grunge é a denominação utilizada para caracterizar a grande gama de grupos saídos de Seattle, Estados Unidos, no início da década de 90. Principiantes ou não, estas bandas foram colocadas em um só capítulo da história do rock, chamado grunge, cuja moda tomou conta do mundo há alguns anos. Milhares de adolescentes ao redor do mundo aderiram à esta nova maneira de ser que, como nos anos 60, quando o rock tomou conta do mundo, chocou os adultos e conservadores. Cabelos compridos e despenteados, camisas de flanela amarradas na cintura, camisetas de banda e bermudões largos compunham o visual grumge, que colocava garotos e garotas dentro de um mesmo estilo. A moda era ser anti-moda. Claro que o visual adotado por estes adolescentes era copiado de suas bandas preferidas que, muito antes de tudo isso, já se vestiam assim simplesmente por gostarem. E foi nessa onda grumge que muitos se esqueceram do verdadeiro significado, do verdadeiro motivo pelo qual os jovens estavam se vestindo assim: a música. Musicalmente falando, o movimento grunge continha grupos de rock com letras de protesto e um som agressivo. Dizia-se que a geração X, como apelidaram os jovens dos anos 90, havia crescido em um mundo liberal, mas sem futuro. E eram justamente esses jovens que faziam parte das bandas grumge, que gritavam para o mundo sua revolta contra tudo e contra todos. A revista norte-americana Rolling Stone coloca o início do movimento grumge no ano de 1988, quando o grupo Blood Circus lançou o álbum "Two Way Street"/ "Six Foot Under". Além deste, muitos outros grupos fizeram parte do movimento, cuja base musical era misturar punk com heavy metal, obtendo um resultado tão agressivo e gritante quanto suas letras. Soundgarden, Mudhoney, Alice in Chains, Pearl Jam e Nirvana logo foram aclamados pelos fãs e pela crítica, como sendo as bandas que melhor representavam o estilo. Rádios, redes de televisão, revistas e toda a mídia mundial, fosse ela especializada em música ou não, voltaram suas atenções para estes grupos e seus maneirismos. Todos tentavam analisar e entender o comportamento rebelde dos filhos da liberação sexual. O que ninguém entendia, é que aquilo tudo não era para ser analisado, mas sim para ser escutado. Com certeza, os dois maiores expoentes da música grumge foram o Nirvana e o Pearl Jam. Ambos possuíam vocalistas carismáticos que, com sua maneira de encarar o público com desdém de quem está longe de querer ser estrela, conquistaram a todos. Nirvana e Pearl Jam venderam milhões de cópias e tocaram por todo o mundo, levando o grumge aos lugares mais inimagináveis. Claro que ambos têm sua importância no cenário musical mas, sem dúvida alguma, o Nirvana deve ser considerada a maior banda dos anos 90, uma vez que arregimentou milhões de fãs, vendeu milhões de discos e teve seu estilo musical imitado por muitos outros grupos. O Nirvana, que tinha Kurt Cobain como seu líder, foi o autor de clássicos como "Smells Like Teen Spirit" e "Rape Me", figurantes do primeiro lugar na lista dos mais pedidos. Kurt e sua voz gritada, o quebra-quebra dos instrumentos e o problema com as drogas marcaram a carreira meteórica desta banda, cujo fim foi causado pelo suicídio do vocalista, em abril de 1994 (é incrível como muitas estrelas do Rock morrem ou por suicídio ou por acidentes). Por outro lado, o Pearl Jam tinha uma atitude bem menos agressiva, letras mais poéticas e músicas bem elaboradas, como "Even Flow", primeiro grande hit do grupo. Com o passar dos anos, e depois da morte de Kurt, que levou fãs de todo o mundo à loucura, o cenário grumge foi sendo substituído, ao menos nos Estados Unidos, pelo Rock alternativo. Aos poucos, bandas como o Pearl Jam e o Soundgarden foram ficando obscurecidas e a venda de seus discos caíram à medida em que iam sendo lançados. Neste ano de 1997, o Soundgarden anunciou sua dissolução. Já o Alice in Chains, cujo vocalista passa mais tempo em clínicas de tratamento contra drogas do que no palco, anda meio sumido do cenário. Das bandas que surgiram após esta imensa onda grumge, nenhuma se mostrou tão promissória quanto seus influenciadores. E neste ritmo, a opção para quem gosta de grumge acaba por ser ouvir os álbuns e ver os vídeos deixados pelo Nirvana ou pelo Pearl Jam.

    System of a Down: confirmado no Rock in Rio

    Depois de ganhar a enquete realizada no site do Rock In Rio com 499.445 votos (33,7%), finalmente, após uma longa negociação, System of a Down é confirmado e se apresentará no dia 2 de outubro.


    No mesmo dia se apresentará Guns n' Roses e Pitty e Detonautas Roque Clube. Bom saber que colocaram mais uma banda no evento que fará jus ao nome do evento, já que mais de 50% das atrações não será "ROCK".
    Lembrando que a venda de ingressos começará a partir do dia 7 de maio (sábado).

    quinta-feira, 5 de maio de 2011

    Scorpions: Turnê mundial de despedida

    Em entrevista à revista Zeit Magazin, Klaus Meine, vocalista do Scorpions, anunciou que a banda ira fazer uma turnê de despedida esse ano.
    Segundo ele, a banda prefere encerrar sua grande e gloriosa carreira antes que se transformem em "uma caricatura", por isso irão fazer uma turnê mundial de despedida.
    O repórter fez ao vocalista a seguinte pergunta: "Na sua época vocês eram uma banda genial, por que estão fazendo isso?"
    E teve a seguinte resposta: "Chegou a reta final, enquanto este furacão ainda for um furacão e não cair na categoria de tempestade tropical".


    "Todo mundo entende o que queremos dizer com isso. Quando após tantos anos fecharmos o último capítulo dos Scorpions, abriremos uma nova página em nossas vidas e haverá novos desafios que enfrentaremos com alegria", ressalta Klaus Meine.
    E assim, acabará a história de uma das principais bandas de rock que já existiu, mas nunca será esquecida pelo seus fãs.
    Alguns videos para relembrar a banda:


    Os "sub-estilos" do Rock, parte 7: Folk Rock

    A importância do folk rock no cenário do rock’n’ roll em geral pode ser sentida na fama de Bob Dylan ou até mesmo nas raízes dos Beatles que, antes mesmo de serem os Beatles, possuíam um grupo de folk music. Folk, quando traduzido para o português, quer dizer povo. Conseqüentemente, a música popular americana ou britânica serviu como influência para vários grupos de rock destes países, tornando-se mais fonte de transformação do próprio rock. É necessário enfatizar que o conceito de música popular que estamos abrangendo aqui é bem diferente daquele que temos em mente quando pensamos em música popular brasileira. Nos Estados Unidos e Inglaterra, folk music é aquela que não tem autor próprio, como as cantigas de roda ou canções de ninar, que passam de pais para filhos durante gerações, sem que seu verdadeiro autor seja mencionado. Outro fator importante da folk music é que, através dos tempos, ela foi sendo alterada, ganhando novas versões e novos sentidos que, muitas vezes, são bem distintos de seus originais. Este tipo de música surgiu basicamente na era da depressão, por volta dos anos 30, quando compositores desconhecidos cantarolavam pelas ruas e em suas casas, transmitindo seus conceitos e idéias. Com o passar dos anos, a folk music passou a ser usada como forma de expressão política, refletindo os problemas e os desejos da sociedade ou comunidade em que fora criada. Aliada ao rock, a folk music transformou-se em folk rock, uma nova modalidade musical que misturava as letras sérias e políticas do folk com as guitarras frenéticas do rock. A transição de um estilo para outro, até a sua completa junção, aconteceu durante os anos de sucesso de Bob Dylan , um dos maiores, senão o maior, representantes deste tipo de música. Grupos e músicos que apreciavam ambos os estilos musicais, e, obviamente, eram influenciados por eles, passaram a mesclar tudo o que consideravam ser o melhor das duas artes musicais. Em 1965, um grupo chamado The Byrds, gravou a famosa "Mr. Tambourine Man", que contém uma estranha combinação de guitarra elétrica de doze cordas, mais uma guitarra comum, baixo e bateria. O resultado, que foi chamado folk rock, fez com que a canção alcançasse os mais altos postos nas paradas norte-americanas e britânicas, abrindo os olhos do público para aquela nova forma de expressão. O disco "Mr. Tambourine Man" continha claras influências do folk, uma vez que trazia quatro covers de Bob Dylan, que vinham acompanhadas por guitarras elétricas, baixo e bateria. No mesmo ano de 1965, outras canções do grupo chegaram aos primeiros lugares das paradas, estimulando a formação de várias outras bandas do mesmo estilo. O The Byrds continuou a lançar sucessos, sendo considerado um dos precursores do folk rock mundial. Outro grupo conhecido de folk rock é o Buffalo Springfield, de Los Angeles, Califórnia. Adotando também a fórmula que mistura a seriedade do folk com a diversão do rock, a banda não durou muito mais do que dois anos, mas tornou-se conhecida por suas músicas de protesto, como "For What It’s Worth", por exemplo. Seu vocalista, Neil Young, seguiu carreira solo, que foi impulsionada por este grupo, tornando-se bastante conhecido no cenário musical. Além desta banda, a difusão e o sucesso do folk rock trouxe também alguns artistas solo como a cantora Joan Baez, que ficou conhecida após incluir um cover de seu namorado, Bob Dylan, em seu disco, "Diamonds and Rust". O cantor Donovan, um escocês que foi considerado uma das maiores imitações de Dylan, também aproveitou a onda do folk rock e gravou "This Machine Kills". Mesmo com um estilo não próprio, a carreira de Donovan decolou e ele tornou-se o autor de vários sucessos na década de 70 e começo da década de 80, lançando uma série de discos que utilizavam tambores e outros instrumentos diferenciados. Muitos foram os grupos e cantores de folk rock e mais ainda foram aqueles influenciados por eles e que, consequentemente, contém em sua música um pouco do espírito de protesto das décadas de 60 e 70, com temas dos anos 80 e 90. Até mesmo bandas de outros estilos de rock, como o heavy metal e o thrash metal, utilizam o peso de suas guitarras para bradar os problemas do mundo de hoje, tornando-se, então, discípulos do folk rock. A amplitude do sentido folk rock é tão grande que nela podemos incluir, ao mesmo tempo, Mamas and Papas, Paul Simon e Art Garfunkel, Donovan e, se quisermos arriscar, Metallica e Sepultura. Claro que estes últimos estão incluídos na lista por suas letras de protesto e não pelo estilo de som que fazem mas, de qualquer maneira, encaixam-se na enorme cadeia de bandas que fazem folk rock